Depressão na adolescência: Fatores que influenciam

Nos tempos atuais levamos uma vida corrida e acabamos nos acostumando em querer fazer as coisas e buscar ter as coisas apressadamente, não temos mais paciência para esperar.
Entretanto, a vida das pessoas acaba sendo influenciada por vários fatores que podem ser internos ou externos e causar sérios problemas em diversas esferas da vida.
Os problemas de depressão nos jovens, por exemplo está se tornando muito presente e comum, ultimamente.
A depressão é um transtorno que está tendo muita progressão nos adolescentes, no entanto pode haver influencia de uma combinação de fatores, biológicos, psicológicos e sociais para que o transtorno se desenvolva.
Logo abaixo veremos algumas razões pelas quais os adolescentes podem ser, particularmente vulneráveis a desenvolver a depressão:
Fatores Biológicos
Mudança hormonal – A adolescência é um período de intensas mudanças hormonais, que podem afetar o humor e a saúde mental dos jovens, causando as vezes um certo desconforto.
A genética – Nessa fase da adolescência há uma grande predisposição genética para o desenvolvimento de transtornos de humor, se um familiar próximo tem histórico de depressão, o risco aumenta.
Fatores Psicológicos
O Desenvolvimento da identidade – Os adolescentes durante essa fase de sua vida estão em um processo de descoberta de si mesmos, o que pode gerar inseguranças e crises de identidade.
A pressão que eles recebem da família e da sociedade para terem sucesso – A expectativa acadêmica, social e esportiva, quando são cobrados para cumprirem essas obrigações, pode causar estresse intenso e sentimentos de inadequação.
Fatores Sociais
Mudanças nas relações – O relacionamento com amigos e parentes pode ser tumultuado, devido a conflitos pessoais, a exclusão social e o bullying pode impactar profundamente a saúde mental.
O alto nível de exposição as tecnologias – O uso excessivo de redes sociais pode levar a comparações e sentimentos de inadequação, pois muitas vezes o que é transmitido nas redes é uma imagem de vida perfeita da maioria das pessoas, ou seja, o adolescente se compara a tal pessoa e fica querendo ter o mesmo tipo de vida, porém ele não consegue chegar a esse nível, ele começará a ter gatilhos que irão contribuir para a depressão.
Fatores Ambientais
Situações de estresse – Algumas questões familiares, como divórcios ou problemas financeiros, podem aumentar a vulnerabilidade dos adolescentes à depressão, pois essas situações causam muita tristeza e dor emocional.
Falta de apoio – Um ambiente em que o adolescente não se sente apoiado, acolhido ou compreendido pode exacerbar sentimentos de solidão e desespero.
Portanto, a combinação desses fatores tornam os adolescentes bem mais suscetíveis à desenvolverem a depressão, no entanto é crucial que pais, educadores e profissionais da saúde estejam atentos aos sinais e ofereçam apoio adequado e suporte na hora em que eles mais necessitarem.