Transtorno Obsessivo Compulsivo: Desafios de conviver com esse transtorno

De acordo com Aristides Volpato, especialista em Transtorno Obsessivo Compulsivo, o TOC caracteriza-se por pensamentos obsessivos, persistentes e recorrentes, frases, palavras, cenas ou impulsos que invadem a consciência.
Contudo, esses pensamentos são involuntários ou impróprios, que são geralmente acompanhados de aflição ou medo, onde o indivíduo faz tentativas de ignorar, suprimir ou neutralizar.
Ainda mais, quando se tenta ignorar esses pensamentos a pessoa acaba realizando atos repetitivos e estereotipados que são chamados de compulsões ou rituais.
Os sintomas que apontam que o indivíduo tem o Transtorno Obsessivo Compulsivo provocam mudanças extremas, não somente de comportamento, como também de pensamentos.
Tal como, esses sintomas são as preocupações excessivas, os pensamentos de conteúdo impróprio ou ruins, os comportamentos compulsivos e algumas emoções, como o medo, a aflição, a culpa, a depressão e o desconforto.
Os medos e as aflições são a razão principal de o indivíduo com o TOC realizar os rituais, as obsessões e as compulsões que dominam sua mente.
Os portadores do Transtorno Obsessivo Compulsivo acreditam que se não realizarem exatamente essas tarefas algo de terrível vai acontecer com eles ou com seus amigos e familiares.
Porém a psicoterapia é a melhor forma de tratamento para ajudar os indivíduos que sofrem com esse tipo de transtorno, pois de certo modo a psicoterapia poderá oferecer uma melhor qualidade de vida.